sábado, 15 de janeiro de 2011

Polícia de SP investiga suposto erro em atendimento a menino em hospital

  • caio ribeiro de andrade
  • A polícia investiga a suspeita de que um menino de 4 anos tenha sido vítima de um erro da enfermagem do Hospital São Luiz, no Morumbi. Segundo a família, uma enfermeira teria injetado, por engano, alimento na veia da criança, que está internada, em coma, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

    Em nota, o hospital diz que a criança, internada no dia 28 de dezembro com broncopneumonia, tinha um antecedente de doença pulmonar crônica. Na tarde de quinta-feira (13), os médicos constataram uma piora grande no quadro do paciente e o menino foi para a UTI, onde permanece em estado grave.

    Auxiliar suspeita de trocar soro por vaselina dá detalhes do atendimento'Ela foi induzida ao erro', afirma advogado de auxiliar de enfermagem'Quero justiça', diz pai de menina que teria recebido vaselina em vez de soroA família dele registrou um boletim de ocorrência na delegacia do bairro denunciando um suposto erro. Segundo a família, uma enfermeira teria injetado alimento na veia da criança em vez de injetá-lo na válvula gástrica, que leva ao estômago. Um tio do menino informou que peritos do Instituto de Criminalística estiveram no hospital para recolher materiais.

    Essa história lembra o que aconteceu no fim do ano passado, quando uma enfermeira aplicou vaselina em vez de soro em uma criança de 12 anos. A menina apresentava sintomas de virose quando foi internada no Hospital São Luiz Gonzaga, na Zona Norte de São Paulo. Ela recebeu duas bolsas de soro e já se sentia melhor quando a terceira bolsa foi trocada.

    Foram injetados cerca de 50 ml de vaselina líquida. A menina foi transferida às pressas para a Santa Casa, mas não resistiu. A auxiliar de enfermagem admitiu a confusão dos frascos - disse que os dois estavam guardados no mesmo lugar e eram idênticos. Ela responde ao processo de homicídio culposo, sem intenção de matar, em liberdade.

    ______________________________________________________________________
  • INDIGNAÇÃO E TRISTEZA COM O ATENDIMENTO MÉDICO NO BRASIL
CAIO RIBEIRO DE ANDRADE, 4 ANOS DE IDADE, NASCIDO EM 24/03/2006, NO HOSPITAL PROMATRE, COM 6 MESES, E DEVIDO A SUA PREMATURIDADE, NÃO DESENVOLVEU O APARELHO RESPIRATÓRIO  E ATÉ HOJE FAZ USO DE  TRAQUIOSTOMIA E GRASTRO PARA A ALIMENTAÇÃO. É ACOMPANHADO POR HOME CARE 24 HORAS.NO DIA 29/12/2010, CAIO TEVE QUADRO DE FEBRE, COM RESPIRAÇÃO DIFICULTOSA E FOI LEVADO AO HOSPITAL SÃO LUIZ DO MORUMBI. COM O QUADRO DE PNEUMONIA, ESTÁ INTERNADO ATÉ HOJE, COM IDAS E VINDAS PARA A UTI.
EM 12/01/2011, FUI VISITÁ-LO E ELE JÁ ESTAVA NO QUARTO, COM O QUADRO TOTALMENTE CONTROLADO, SORRIDENTE, DISPOSTO, PRATICAMENTE EM ALTA, MAS AINDA DEVERIA PERMANECER NO HOSPITAL PARA DAR CONTINUIDADE NA UTILIZAÇÃO DA MEDICAÇÃO.
EM 13/01 POR VOLTA DAS 15:00 HORAS, O PIOR ACONTECEU. POR ERRO DA ENFERMAGEM DO HOSPITAL SÃO LUIZ, FOI REALIZADO ERRONEAMENTE, A INFUSÃO DA BOLSA DE ALIMENTAÇÃO ATRAVEZ DO CANAL VENOSO, AO INVÉS DE SER COLOCADO PELA GASTRO.
CAIO FOI ENCAMINHADO DIRETAMENTE PARA A UTI E ESTÁ EM QUADRO DE RISCO, DEVIDO A IRRESPONSABILIDADE, INSANIDADE, OU SEI LÁ COMO PODEMOS CHAMAR.
FOI ABERTO UM BOLETIM DE OCORRÊNCIA E TAMBÉM A PERÍCIA NO LOCAL (HOSPITAL SÃO LUIZ DO MORUMBI).
A FAMÍLIA ENCONTRA-SE EM ESTADO DE CHOQUE, POIS PELO QUE SABEMOS O HOSPITAL TEM SUA CREDIBILIDADE, MAS NÃO POSSUI CRITÉRIOS QUANTO A SEGURANÇA DE SEUS PACIENTES, DESDE A VISITA DESCONTROLADA, ATÉ O QUADRO DE FUNCIONÁRIOS INESPERIENTES.
PELO COMENTÁRIO FEITO NA DELEGACIA, AS OCORRÊNCIAS CONTRA O HOSPITAL SÃO LUIZ SÃO COMUNS, MAS OS CASOS SÃO SEMPRE ABAFADOS.
QUANDO OS ORGÃOS GOVERNAMENTAIS RESPONSAVEIS IRÃO ATUAR NA ÁREA DA SAÚDE DE FORMA EFETIVA?
SE EM HOSPITAIS PARTICULARES TEMOS PROBLEMAS O QUE DIRÁ OS PUBLICOS. A DIFERENÇA ENTRE ELES É QUE NOS PARTICULARES TUDO É PAGO, INCLUSIVE O SILENCIO.
POR FAVOR, REPASSEM ESTE E-MAIL, COM O INTUITO DE DIVULGAR AS PRECARIEDADES DE NOSSO PAÍS E PRINCIPALMENTE PARA QUE TODOS POSSAM  FAZER UMA  CORRENTE DE LUZ, PARA QUE O QUADRO DO CAIO SE ESTABILISE  E  ELE POSSA VOLTAR A SER O GAROTINHO ILUMINADO E FORTE QUE ELE É.

AGRADECIDA, AMANDA ANDRADE (TITIA)