quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Origens chinesas em plena capital paulistana



Por Álvara Bianca


O Ano Novo Chinês é o feriado mais importante na China. Durante 15 dias os chineses resgatam suas origens, tradições e simbolismo. É um período de arrumação da casa, união de família e preparação para o ano que se inicia.

Geralmente é realizado um grande banquete em casa ou em restaurantes. Nesses jantares é comum ter grandes variedades de pratos e principalmente ter peixe na mesa, para simbolizar fartura o ano todo.

É nesse período que alguns chineses voltam de outras cidades para visitar os parentes e amigos, levando presentes e os tradicionais envelopes vermelhos contendo dinheiro, na qual são distribuídos como forma de ser generoso com os outros e a sorte ser generosa com eles.

O momento mais esperado da comemoração são as queimas dos fogos para atrair sorte e afastar coisas negativas.

No horóscopo chinês, 2011 é o ano do Coelho. Com início em 03 de fevereiro, será um período mais tranquilo e calmo, diferente da agitação de 2010, o ano do Tigre. E neste ano será apropriado para refletir e avaliar as transformações. Será uma época benéfica para descobrir o que se deseja da vida e realizar as metas estabelecidas no ano que passou.



Pelo sexto ano consecutivo, São Paulo comemorará a entrada do Ano Novo Chinês nos dias 29 e 30 de janeiro na Praça da Liberdade. Na edição passada 150 mil pessoas prestigiaram a festa que também é celebrada em países como Estados Unidos, Londres e Canadá.

Antes disso, apresentações nos parques da Independência, Villa-Lobos, Ibirapuera e Aclimação e na Avenida Paulista darão uma ideia do colorido da festa. Aulas de Tai Chi, danças típicas e demonstrações de artes marciais ocuparão o Parque da Independência, no dia 16 de janeiro (domingo). No dia 22 (sábado) será a vez dos visitantes do Parque Villa-Lobos conferirem as atrações. As atividades serão realizadas dia 23 (domingo), no Ibirapuera, e no dia 25, dia do aniversário da cidade, no Parque da Aclimação. A programação nos parques acontece entre 9h30 e 12h. Já às vésperas da grande festa na Liberdade, Dragões e Leões ocuparão o vão livre do MASP para as tradicionais danças no dia 26 de janeiro, entre 11h45 e 13h.

A grande festa acontecerá na Liberdade, bairro oriental da capital. No palco montado na Praça da Liberdade, academias de artes marciais, grupos de danças, músicas e organizações sociais apresentarão, durante o final de semana, rituais e outras manifestações artístico-culturais típicas do país.

Programação Paralela do Ano Novo Chinês

Parque Villa-Lobos



Dia 22 de janeiro das 9h30 até 12h



Parque do Ibirapuera



Dia 22 de janeiro das 9h30 até 12h



Parque da Aclimação



Dia 25 de janeiro das 9h30 até 12h



MASP



Dia 26 de janeiro das 11h45 até 13h