segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Chave para falta de alimentos no mundo está com o Brasil

O país tem terra e estoque de terra produtiva. O que o se precisa fazer é produzir sem destruir as florestas’, alerta a colunista.




O Brasil está bem na geografia da produção, porque o país tem duas coisas que são necessárias nesse mundo novo: terra e água. Brasil e Canadá são os dois países que têm a maior reserva de água doce do mundo – o Brasil com seus aquíferos e rios. É verdade que está poluindo, mas ele tem.




Tem muita terra que já foi desmatada e não está produzindo nada e que pode produzir com terras férteis, se recuperada. Tecnologia a gente tem. Nós temos boa tecnologia de produção de alimentos.



O Brasil vem aumentando sua produtividade graças a Embrapa, que descobre sempre novas sementes e novas possibilidades de produção. A Embrapa é tem sido fundamental e vai continuar sendo para o Brasil e para o mundo.



Nosso país é e vai ser um grande produtor de alimentos para o mundo, porque outros países com grande extensão territorial, como China e Índia, tem grandes populações e estão mais ameaçados por falta de água e por desertificação, a China por exemplo. A Austrália é uma grande produtora de alimentos, mas ela está na comissão de frente das mudanças climáticas, enfrentando os impactos imediatos.



O Brasil jogará um papel muito importante nesse cenário de mudanças climáticas e de necessidade de água e de alimentos. É um momento de oportunidades para países como o nosso. Agora, em todos os tempos, sempre houve as teorias catastróficas de que a comida iria terminar, mas o mundo sempre acabou achando caminhos alternativos.



Foi assim com a catástrofe nucelar da Guerra Fria. O mundo tentou encontrar um caminho. Quando se falava da explosão demográfica e da falta de alimentos, o mundo fez a revolução verde nos anos 1960. Então, ele pode fazer de novo.



No Brasil, a Embrapa já descobriu que no cerrado existem espécies que são resistentes à falta de água e a muito calor. Essas espécies podem ser usadas na produção de novas sementes resistentes a esse novo mundo. De novo, a chave passa para nosso país.



O que o Brasil precisa fazer é produzir sem destruir as florestas, porque se destrói ele torna mais agudas as mudanças climáticas. E o Brasil tem terra e estoque de terra produtiva.