terça-feira, 1 de março de 2011

GATO CHARTREUX



ORIGEM


O Chartreux é o gato nacional da França. Sua história se confunde com a da França e ele é citado em diversas obras literárias francesas. A versão mais aceita diz que eles foram trazidos da África do Sul por frades da Ordem dos Cartesianos. No século XVI já se falava de gatos azuis que viviam na França. O primeiro documento que fala sobre este gato é o poema de Du Bellay intitulado "vers français sur la mort d'un petit chat" (versos franceses sobre a morte de um gatinho) de 1558.

O encontramos novamente no século XVIII, quando o naturalista Buffon o classifica entre as 6 raças conhecidas. Até o começo do século ele tinha diversos nomes: gato auvergnat, americano, russo, maltês e chartreux. Mas foi este ultimo que persistiu.

CARACTERÍSTICAS & TEMPERAMENTO


Características gerais

Tamanho médio. Os machos, maiores e mais pesados, tem uma aparência bastante massiva. As fêmeas são mais finas mas bem musculosas. Patas médias, bem proporcionadas, bastante fortes, pés largos. Cauda média.

Cabeça

Larga na base, pescoço curto, sobretudo nos machos. As bochechas dos machos são bem mais desenvolvidas. Orelhas médias.


Olhos

Grandes, arredondados mas ligeiramente oblíquos. Vivos, tom puro, sem traços verdes, do amarelo ouro ao cobre (o chartreux é também chamado de "o gato de olhos de ouro"). Até os 3 meses os filhotes têm olhos azulados.

Pelagem



Lustrosa, muito densa, sub pêlo espesso que dá seu aspecto "en brosse". A cor vai do cinza claro ao azul. Os chartreux mais claros são mais apreciados.

Os gatinhos nascem com algumas marcas tabby que desaparecem logo. Não são permitidos pêlos brancos, reflexos ruivos ou marrons. Trufa, pele, almofadas azuis. Sua pelagem espessa o torna indiferente ao frio e a chuva.

O Chartreux é um gato doce, amável mas com personalidade e bastante independente. Este gato convive muito bem com crianças. Ele é comparado a um cão e chamado de gato-cão por ser um gato muito brincalhão. Ele também é um excelente caçador

 
http://www.portalsaofrancisco.com.br/