terça-feira, 26 de abril de 2011

Sagu Com frutas

Sagu,Com,Abacaxi
Receita de Sagu de Morango



Ingredientes:


250 g de sagu;

2 litros de água;

2 pacotes de suco de morango em pó;

1 pau de canela;

2 cravos da índia;

500 g de morango fresco batido no liquidificador;

1 lata de creme de leite com soro;

1 lata de leite condensado;

2 colheres (sopa) de gelatina incolor hidratada e dissolvida conforme o fabricante;


Modo de Preparo:

Numa panela coloque o sagu, a água, os pacotes de suco de morango em pó, o pau de canela e os cravos da índia. Leve ao fogo médio, mexendo vez em quando, até o sagu ficar transparente (mais ou menos 20 minutos). Escorra o sagu numa peneira e reserve-o. (OBS: Descarte o pau de canela e os cravos).



À parte, numa tigela, misture o morango fresco batido no liquidificador, 1 lata de creme de leite com soro, a lata de leite condensado, o sagu escorrido na peneira e por ultimo a gelatina incolor hidratada e dissolvida conforme o fabricante. Misture muito bem.



Transfira para uma fôrma para pudim untada com óleo e leve para geladeira por no mínimo 4 horas. Sirva com couli de morangos batidos no liquidificador.


SAGÚ COM ABACAXI

Ingredientes


- 250 g de sagu

- 6 xícaras (chá) de água

- 1 abacaxi (muito bom com o perola)

- 1 1/2 xícara (chá) de açúcar

- 6 cravos da índia (ou a gosto)

- 1 canela em pau (ou a gosto)


Modo de Preparo


Deixe o sagu de molho em 4 xícaras (chá) de água

durante 2 horas. Coloque-o numa panela com a água em

que ficou de molho e o restante da água (2 xícaras).

Deixe por aproximadamente 30 minutos em fogo baixo, ou


Sagu de abacaxi com gengibre



Quem já visitou o sul do Brasil provavelmente conhece o sagu, sobremesa onipresente nos melhores e piores bufês gaúchos.Em geral, o sagu é de uva, vinho ou, em casos raros, laranja. É bom, mas perde um pouco da graça depois de 30 anos comendo os mesmos sabores. Pois há alguns meses, almoçando num restaurante a quilo da Rua da República, em Porto Alegre, que salvo engano se chama República também, encontrei um sagu diferente. Provei e não consegui identificar o sabor. A proprietária me informou que era de abacaxi com gengibre.




Fiquei com aquela história na cabeça até semana passada. A idéia era muito boa, mas a execução do restaurante foi pífia, para dizer o mínimo. Então resolvi eu mesmo tentar fazer melhor. E consegui. As instruções abaixo foram adaptadas de uma receita de família para sagu de vinho. O sabor ficou bem exótico e é bem refrescante, excelente para o verão.



O sagu brasileiro é feito de fécula de mandioca, que por sua vez é um subproduto da moagem do tubérculo para a confecção de farinha. Fécula é o pó mais fino que sobra quando se mói a mandioca, em outras palavras. O sagu original é uma fécula do sagüeiro ou saguzeiro, considerado um salva-vidas no Oriente. Hoje recebe o nome de sagu qualquer bolinha de fécula das mais variadas plantas. Lembro de ter ouvido falar pela primeira vez numa planta que dava sagu no livro Vinte mil léguas submarinas, no qual o capitão Nemo e seus marinheiros matam a fome com essa planta.



SAGU DE ABACAXI COM GENGIBRE


1 copo de sagu



7 copos d'água



500ml de suco concentrado de abacaxi



1 1/2 copo de açúcar



5 centímetros de gengibre



Um bom sagu leva dois dias para ser feito. Na véspera do dia em que pretende comê-lo, leve a água e o sagu ao fogo em uma panela grande e ferva por dez minutos, mexendo sempre. Deixe descansar até o dia seguinte, ou por pelo menos 12 horas.



Ainda sem ligar o fogo, vá derramando o suco concentrado de abacaxi aos poucos na panela e mexendo o sagu até ficar homogêneo. Usei o concentrado da Maguary. Repita o processo até usar todo suco. Faça o mesmo com o açúcar. Corte cerca de 5 centímetros de uma raiz de gengibre fresca, descasque e pique em pedaços de um centímetro e jogue-os dentro da panela. Acenda o fogo -- baixo, para não queimar no fundo da panela -- e leve o sagu à fervura por cinco minutos. Deixe assentar por cerca de meia hora e então retire os pedaços de gengibre. Sirva gelado.



até ficar transparente, mas não esqueça de mexer

sempre, para não grudar na panela. Descasque o abacaxi,

corte-o em pedaços pequenos em uma vasilha. Coloque em

outra panela (não a do sagu) com o açúcar, o cravo e a

canela e deixe ferver, até ficar uma calda mais

consistente e o abacaxi mais macio. Junte o caldo de

abacaxi e o abacaxi cortado da panela com a panela do

sagu.

Misture (mexendo bem) por uns 5 minutos em fogo baixo.

Deixe ferver por 1 minuto em fogo alto. Leve para

gelar.

Opcional: pode ser misturado com creme de leite bem

gelado, na hora de servir.