segunda-feira, 11 de abril de 2011

como vestir um sari (roupa indiana) - passo a passo.

como,vestir,um,sari,detbat2



A mulher indiana não mostra nem ombros nem pernas. Ela conquista com o sári, as jóias, imitando a deusa Lakshmi, com muitos adereços, kajal nos olhos, henna nos cabelos, brincos, anéis... No casamento, a mulher não ganha liquidificador ou batedeira, recebe jóias. Muitas jóias... É a cultura indiana, que está invadindo o Brasil com a exibição da novela Caminho das Índias, de Glória Perez.



O sári é uma roupa típica indiana para mulheres. A palavra 'sári' vem do sânscrito e significa roupa. Suas cores são fortes, os tecidos cuidadosamente trabalhados e o resultado chama a atenção. O tecido pode ser rico em bordados, de seda, de algodão, com lantejoulas, ou pode ser simples, daqueles confortáveis para ficar em casa. O tecido utilizado varia de 4 metros a 9 metros (que dá bastante pano pra manga) por 1.5 de largura.



A forma de amarrar o sári não é complicada. O sári na verdade não é uma vestimenta, pois não se veste; ele é simplesmente um tecido enrolado no corpo, sem costuras, botões, zíperes, colchetes ou velcros. O tecido deve ser sempre enrolado no corpo no sentido anti-horário. O sári não deve arrastar no chão, para não sujar, mas deve cobrir os pés e a anágua. Para isso, aconselha-se utilizar uma sandália de salto alto.

Siga o passo-a-passo de uma indiana de como vestir o sári:

como,vestir,um,sari,detbat2

Passo 1

Vista o choli (blusa curta para cobrir o busto) e a ghaghra (saia anágua), apertando muito bem a tira na cintura, ou abaixo do umbigo, como preferir.


como,vestir,um,sari,detbat2

Passo 2

Desenrolar o sári, verificando qual deve ser a parte de baixo (normalmente há uma dupla barra que circunda o tecido, tornando-o mais pesado nesta região, interrompida um pouco antes do final). Devemos começar a enrolar por essa ponta. Coloque cerca de 2 cm de uma das pontas do sári dentro da saia. Dê uma volta completa com o tecido, mais meia volta, parando na altura do umbigo.

como,vestir,um,sari,detbat2
Passo 3

Faça algumas pregas, como se fosse uma sanfona, na parte do tecido que ficou na frente. Ajustar, em seguida, o restante do tecido que porventura ficar sobrando, colocando-o também para dentro da anágua. O truque é prender as pregas com um alfinete. Normalmente, as pregas se situam do lado direito do umbigo, mas podem ficar centralizadas no corpo.

como,vestir,um,sari,detbat2
Passo 4

Pegue o restante do tecido, que ficou à sua direita, passe pela frente do corpo em diagonal e jogue por cima do ombro esquerdo, sobre a blusa (a blusa normalmente é decotada, aberta na frente, forrada, mas com mangas transparentes e se situa logo abaixo do busto).

como,vestir,um,sari,detbat2

Passo 5

Com a ponta do sári caída nas costas, dá-se uma volta no corpo e prende-a na anágua, na altura da cintura esquerda. No ombro, prenda o tecido no choli com um broche ou alfinete. O que sobrou do sari pode ser jogado no outro ombro ou usado para cobrir a cabeça. Essa parte que fica caída sobre o ombro é chamada de Pallu.