domingo, 20 de março de 2011
FLUORITA
A fluorita (português brasileiro) ou fluorite (português europeu) é um mineral comum, cujo nome provém do latim fluore devido a sua fácil fusão; é composto basicamente de fluoreto de cálcio (CaF2) usualmente encontrada em cristais cúbicos (sendo frequente também o hábito octaédrico), transparentes a translúcidos , de cor muito variável, com clivagem perfeita. Apresenta brilho vítreo, densidade relativa 3.18. É o quarto termo da Escala de Mohs de dureza.
A fluorita dá o nome ao fenómeno de fluorescência, uma vez que muitas amostras fluorescem fortemente sob luz ultravioleta. A fluorescência pode dever-se a impurezas como o ítrio ou matéria orgânica contidas na estrutura cristalina. Exibe ainda termoluminescência.
Fluorita
Tipo: Pedra do amor, Altamente calmante, Concentração.
Dureza: 4.
Materiais de origem: Cálcio, Fluorita com cromo-ferro, enxofre, cobre, vestígios de manganês.
Coloração: Incolor, vermelha, alaranjada, amarela, branco-amarelada, rosa, violeta, branca, vermelha-violetada, verde, azul-violetada até escuro, translúcida até transparente.
Locais onde é encontrada: Espanha, México, EUA, China, Austrália.
Crenças e mitos: A Fluorita, com o seu fantástico arco-íris, vem sendo honrada desde onde remonta a memória humana, como pedra de adorno e de cura. Na antiga China, essa pedra foi usada como condutora da sorte, que protegia contra magia negra e pensamentos de suicídio. Como ela traz dentro de si algo de todas as pedras, é considerada a pedra da intuição, do amor, da sorte e da confiança.
Efeitos terapêuticos para o corpo: A Fluorita liberta e limpa todo o corpo, regenera os pulmões e atenua alergias, infecções, resfriados e gripes. A água de Fluorita tem propriedades regeneradoras e curativas sobre os rins e fígado; guia o caminho dos hormônios da vida sexual, ativa a atração sexual até a idade avançada e mantém a flexibilidade da pele e de todo o organismo.
Efeitos terapêuticos para a psique: A multicolorida Fluorita tem em si partes de todas as pedras curativas em virtude disso, nos traz um esplêndida unissonância entre corpo e a alma. Através do uso da Fluorita, passamos a sentir mais amor em parcerias e amizades. Ela atua como inspiradora sobre o cérebro e os pensamentos, estimulando a concentração. Na meditação ela traz infinito aquecimento e distensão. No terceiro olho e no plexo solar, sentimos a penetração dessa poderosa pedra. Ela nos alivia de irradiações libera o caminho para nossos desejos e sentimentos de conhecimento das ignoradas profundezas da alma. A Fluorita representa uma proteção que não permite a penetração de nenhum poder maligno.
Indicado para: Concentração, alegria no amor, autoconfiança, compreensão, percepção da realidade, dissipa marcas do passado, infunde calma profunda. Cérebro, coração, rins, pulmões, dentes, gengivas, artrite, artrose, gravidez, cabeça, enxaqueca, infecções, estimulante sexual.
Formas existentes: Pedra bruta, lapidada, pingente, cordão.
Signos: Peixes (20/2 a 20/3).
Profissões: Cientista, Cirurgiões, Dentista.
Chacras: Sétimo.